Ponto Facultativo para Festividades do Carnaval

A Prefeita de Chapada de Areia, assinou na última quinta-feira, dia 20, o Decreto Municipal nº 007/2020, que trata de Ponto Facultativo nas repartições públicas no período de carnaval.

De acordo com o documento, foi decretado ponto facultativo nos dias 24 de fevereiro (segunda-feira) e 26 de fevereiro (quarta-feira). No dia 25 (terça-feira) é feriado nacional de Carnaval.

As disposições não abrangem serviços emergenciais e essenciais, cujo expediente será fixado por suas respectivas Secretarias Municipais.

Decreto Municipal 007.2020

PREFEITURA DE CHAPADA DE AREIA PROMOVE PALESTRA SOBRE GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

A Prefeitura de Chapada de Areia, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu na manhã desta terça-feira (18) uma palestra sobre gravidez na adolescência. O evento aconteceu no Centro de Convenções e reuniu dezenas de jovens, que aprenderam sobre puberdade, infecções sexualmente transmissíveis, gravidez e seus impactos sociais e econômicos.

A palestra, ministrada por profissionais do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e pela enfermeira Thaylane, da Unidade Básica de Saúde, também contou com a participação de representantes do Conselho Tutelar e do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

Segundo a prefeita Maria de Jesus, a educação para a prevenção à gravidez na adolescência torna os jovens mais conscientes de seus direitos e responsabilidades. Segundo gestora, a gestão municipal, com apoio de todas as secretarias, tem se esforçado para desenvolver políticas públicas que abordem o tema de foma efetiva e elucidativa. “A educação é a melhor forma de trabalharmos essa questão, por isso parabenizo nossos profissionais pela palestra”, destacou a gestora.

 

PRAÇA DE CHAPADA DE AREIA RECEBE DECORAÇÃO NATALINA

A Prefeitura Municipal de Chapada de Areia, iniciou na última semana a instalação da decoração natalina da praça Ângelo José do Nascimento, no centro da cidade. A ação foi realizada por meio da secretaria de Administração e Finanças, que tem como gestor Helio Barros Varão.

Além da iluminação, a praça recebeu diversos enfeites natalinos, presépio, árvore de natal e um túnel, todos feitos de LED, os quais deram um aspecto atrativo à população.

Para a prefeita Maria de Jesus, é um prazer revitalizar a principal praça da cidade e fazer com que a população seja atraída para as ruas neste clima natalino. “A decoração natalina contribui para acender o espírito de solidariedade e confraternização que inunda os nossos corações nesta época do ano”, pontua a gestora.

CMEI RICARDO ARAÚJO AIRES REALIZA FORMATURA DE ALUNOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL III EM CHAPADA DE AREIA

O Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Ricardo Araújo Aires, de Chapada de Areia, promoveu na noite desta terça-feira (17) a formatura dos alunos da Educação Infantil III. A unidade de ensino, representada pelo diretor Rafael Santos, realizou o evento no Centro de Convenções do Município.

Participaram da cerimônia pais, professores, a prefeita Maria de Jesus, o vice-prefeito Valdonias Resplandes, o secretário de Educação Gutemberg Alves, além dos vereadores Danilo, Genaro Barros e o presidente da Câmara, Raimundo Nonato.


 

O secretário municipal de Educação, Gutemberg Alves, parabenizou os profissionais da instituição educacional, e em especial as professoras Edilza Nunes e Gleicy Fernandes, pelo empenho na formação dos alunos e pelo belo trabalho realizado ao longo do ano.

A prefeita Maria de Jesus também parabenizou todos os formandos pela conquista pessoal e os seus familiares por participarem desse momento com seus filhos.

PREFEITURA DE CHAPADA DE AREIA REALIZA AUDIÊNCIA PARA AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO DO PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO

A Secretaria Municipal de Educação de Chapada de Areia, realizou na tarde desta sexta-feira (13) uma audiência pública para monitoramento e avaliação do Plano Municipal de Educação (PME). O evento contou com a participação do vice-prefeito Valdonias Resplandes; dos secretários municipais Gutemberg Alves (Educação), Celma Pereira (Assistência Social), Andra Silva (Meio Ambiente) e Adalto Mendes (Transportes); da vereadora Wanuzia Lira; além de profissionais da Educação e da comunidade em geral.

Segundo o secretário municipal de Educação, Gutemberg Alves, organizador do evento, a audiência é realizada periodicamente, sendo um instrumento democrático para apresentação e análise de dados referentes ao andamento das metas e estratégias executadas no PME, de forma a garantir a sua efetividade.

Para a prefeita Maria de Jesus, a gestão da Educação é de responsabilidade de toda a comunidade e a audiência representa um instrumento onde todos podem acompanhar e avaliar as metas e estratégias elencadas no PME, sendo um espaço para proposição de ideias e soluções. “Quero parabenizar toda a equipe da Educação Municipal e os outros profissionais e cidadãos que participaram deste evento. Somente com o apoio de todos alcançaremos nosso objetivo principal, que é oferecer uma educação pública de qualidade”, disse a gestora.

 

 

CRIANÇAS DO CRAS DE CHAPADA DE AREIA APRESENTAM CANTATA DE NATAL

A Secretaria Municipal de Assistência Social de Chapada de Areia, região central do Tocantins, realizou na noite desta sexta-feira (6) uma Cantata de Natal. O evento contou com apresentações de teatro e coral das crianças atendidas pelos programas sociais no município e foi prestigiado pela prefeita Maria de Jesus.

Na ocasião, a gestora parabenizou as crianças, o público presente e toda a equipe da pasta pelo trabalho desenvolvido durante o ano. “A cantata apresentada pelas crianças reforça esse espírito de esperança e fraternidade proporcionado pelo Natal”, disse Maria de Jesus.

PREFEITURA DE CHAPADA DE AREIA REALIZA AÇÃO DE COMBATE AO MOSQUITO AEDES AEGYPTI

A prefeitura municipal de Chapada de Areia, por meio da secretaria municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira (3) um arrastão contra o mosquito da dengue, tendo em vista o período considerado hiperendêmico devido às chuvas frequentes.

A ação visa conscientizar a população dos riscos de doenças que o mosquito transmissor, o Aedes aegypti, pode causar e deixar o alerta à comunidade sobre a necessidade de intensificar os hábitos que podem auxiliar a eliminação do foco do mosquito para evitar surtos, não só da dengue mas de epidemias das outras três doenças causadas por ele, como a zika, a chikungunya e a febre amarela.

 

Na oportunidade, houve ainda a entrega dos tambores de lixo para a população. Participaram da ação a prefeita Maria de Jesus, a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne, vereadores, conselheiros de saúde e também as profissionais das áreas de enfermagem e veterinária do Município. Também colaboraram as secretarias de Meio Ambiente, Educação e diretoria de limpeza urbana. A recomendação é não descuidar durante todo o ano e manter todas as posturas possíveis em ação para prevenir focos, seja em qual for a época. “Contamos com o apoio da população para ficar atenta e redobrar os cuidados para eliminar possíveis criadouros do mosquito”, destacou Sabrinne.

PREFEITA E SECRETÁRIAS DE CHAPADA DE AREIA PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

A prefeita de Chapada de Areia (TO), Maria de Jesus, está participando nesta semana, em Palmas, de capacitações promovidas pela Associação Tocantinense de Municípios (ATM). Nesta terça-feira (26), a formação teve em sua programação abordagens sobre a Política Nacional de Resíduos Sólidos e orientações básicas sobre Coleta Seletiva e Compostagem.

De Chapada de Areia também estão participando a secretárias municipais Paula Sabrinne (Saúde) e Andra Coelho (Meio Ambiente), além do diretor de Meio Ambiente, Manoel Jonas, e da assessora da prefeita, Karina. Os cursos estão sendo oferecidos pela ATM por meio de parceria com a Confederação Nacional de Municípios (CNM).

Segundo Maria de Jesus, os conhecimentos adquiridos nas formações subsidiarão a formulação de políticas públicas em Chapada de Areia. “O desenvolvimento sustentável das cidades hoje é uma grande preocupação dos gestores municipais”, destacou a prefeita.

A formação terá continuidade nesta quarta-feira (27). O tema será o financiamento das políticas públicas, abordando tópicos como os princípios básicos das competências tributarias dos três entes da federação, a carga tributária brasileira e  as principais transferências para os municípios.

 

 

SAÚDE DE CHAPADA DE AREIA REALIZA ÚLTIMO ENCONTRO DO ANO COM GRUPO DE GESTANTES

A Secretaria Municipal de Saúde de Chapada de Areia, na região central do Tocantins, realizou nesta terça-feira (26) o último encontro do ano com o Grupo de Gestantes. O evento aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) da cidade, sendo conduzido pela psicóloga Ludimila Alves, pela nutricionista Elaine Alves e pela enfermeira Thaylane Ribeiro.

O Grupo de Gestantes é uma ação desenvolvida por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família, que busca prestar assistência às futuras mães no período de gestação e proporcionar um espaço de autoconhecimento e compartilhamento de experiências entre as participantes. O grupo conta com enfermeira, psicóloga, dentista, nutricionista, fisioterapeuta e farmacêutico.

No último encontro foram abordadas questões emocionais envolvidas nesse período, como as mudanças físicas e socioemocionais que ocorrem nessa fase, bem como as repercussões dessas na vida das participantes.  Na ocasião, as participantes puderam tirar dúvidas, compartilhar experiências e angústias sobre a gestação e as mudanças decorrentes dela.

A prefeita Maria de Jesus destaca que considera o grupo como de grande importância para a promoção da saúde física e emocional das gestantes de Chapada de Areia. “O Grupo de Gestantes é um ambiente muito acolhedor, onde nossos profissionais buscam informar e dar mais segurança às mulheres, muitas delas ainda na primeira gravidez”, afirmou a gestora do Município, que também agradeceu a participação e disponibilidade das gestantes e ressaltou que o grupo continuará no próximo ano.