SAÚDE DE CHAPADA DE AREIA PROMOVE RODA DE CONVERSA COM ALUNOS SOBRE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO E VALORIZAÇÃO DA VIDA

Alunos do Ensino Médio em Chapada de Areia participaram nesta quinta-feira (12) de uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi conduzida pela psicóloga Ludimila Alves, que tirou dúvidas dos estudantes acerca dos cuidados com a saúde mental, dos sinais de adoecimento psicológico e sobre a rede de atendimento onde poderão buscar auxílio diante de sofrimento emocional.

Durante a ação os jovens também participaram de uma dinâmica que estimulou a reflexão sobre as atitudes que podem levar ao sofrimento e sobre a importância do cuidado consigo e com o outro. “Um dos objetivos da iniciativa foi chamar a atenção dos adolescentes para o tema, bem como garantir que eles tenham acesso a informações corretas sobre a prevenção e estratégias para buscarem diante de possíveis crises”, explicou a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

SETEMBRO AMARELO: CHAPADA DE AREIA PROMOVE AÇÕES DE PREVENÇÃO AO SUICÍDIO

A Prefeitura de Chapada de Areia, está desenvolvendo diversas ações alusivas à campanha Setembro Amarelo, uma iniciativa que busca alertar a população para a prevenção ao suicídio. Na manhã desta terça-feira (10), dia D da campanha, a Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e da Secretaria Municipal de Educação, realizou um bate papo com a participação de crianças e adolescentes da Escola Municipal América Alves de Oliveira, que puderam discutir e expor dúvidas sobre saúde mental. O momento foi conduzido pela psicóloga do CRAS, Karla Queiroz, e pela assistente social Marcela Montel.

 

Segundo a secretária municipal de Assistência Social, Celma Pereira, o bate papo ocorreu de forma clara e dinâmica. “Falamos sobre suicídio, como buscar ajuda e acolher as pessoas que estão sofrendo”, destacou a dirigente.

No período da tarde, sob a organização da Secretaria Municipal de Saúde, as ações continuaram com uma palestra da psicóloga Ludmila, que também discutiu sobre a importância dos cuidados relacionados à saúde mental. As atividades culminaram com uma grande caminhada, que percorreu a cidade levando à comunidade uma mensagem de valorização à vida.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne, a maioria dos casos de suicídio estão associados a distúrbios mentais, como depressão, dependência alcoólica, esquizofrenia e transtornos de personalidade. “Precisamos evidenciar essa realidade e disponibilizar o Sistema de Saúde para as pessoas que precisam de ajuda. Em Chapada de Areia temos profissionais aptos a auxiliar a todos”, lembrou Paula.

 

A prefeita Maria de Jesus avaliou positivamente todas ações desenvolvidas no dia e destacou que elas tiveram o objetivo de conscientizar a população para a importância do tema. “Quero parabenizar toda a equipe das secretarias municipais que se uniram em torno desse assunto que tem se tornado cada vez mais relevante em nossa sociedade”, comentou a gestora municipal.

 

Sobre a campanha

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

 

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.

REUNIÃO DA CIR CANTÃO É REALIZADA PELA PRIMEIRA VEZ EM CHAPADA DE AREIA

Chapara de Areia recebeu nesta segunda e terça-feira (20 e 21) a terceira reunião ordinária do ano da Comissão Intergestores da Saúde da Regional do Cantão (CIR Cantão). Esta é a primeira vez que o encontro é realizado no município, que é um dos 15 que compõem essa instância de cogestão regional da Saúde do estado.
As principais anfitriãs do evento, a prefeita Maria de Jesus e a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne Varão, deram boas vindas aos participantes. “Este é um momento para compartilharmos nossas experiências, discutirmos e aprimorar o trabalho que desenvolvemos junto às nossas comunidades”, destacou a dirigente da Saúde Municipal.

Estavam na agenda da reunião assuntos como a aprovação de representantes para o grupo técnicos de revisão do regimento interno da CIR; a aprovação da proposta de Agenda de Fortalecimento da Atenção Primária à Saúde no Estado do Tocantins, a partir das Regiões de Saúde; e a pactuação, aprovação e reprogramação de saldo remanescente de emenda parlamentar de Pugmil.

 

No encontro também foram apresentadas diversas propostas de implementação ou de melhorias nas políticas públicas, além das ações desenvolvidas e algumas experiências de sucesso como resultado do trabalho das secretarias municipais de Saúde.

A prefeita Maria de Jesus avaliou o encontro como produtivo. A gestora também parabenizou todos os participantes pela organização e forma como a agenda do encontro foi conduzida e finalizou destacando que o município de Chapada de Areia continua de portas abertas para receber a CIR Cantão em outros futuros encontros.

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE CHAPADA DE AREIA DECRETA PONTO FACULTATIVO NA PRÓXIMA SEXTA

A Prefeitura Municipal de Chapada de Areia decretou ponto facultativo na próxima sexta-feira (21), em razão do feriado de Corpus Christi, que acontece na próxima quinta-feira (20). Os serviços emergências, principalmente na área da saúde, serão mantidos. O atendimento normal, em todas as repartições públicas do município, retornam normalmente na próxima segunda-feira (24).

Decreto Nº40.2019

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE PÚBLICA RESOLUÇÃO COM NOME DOS CANDIDATOS INSCRITOS NO PROCESSO ELEITORAL 2019, E RELAÇÃO DOS CANDIDATOS QUE TIVERAM SUAS CANDIDATURAS INDEFERIDA, POR DESCUMPRIREM O QUE ESTABELECE O EDITAL DE ELEIÇÃO.

OBS: Foi realizada uma alteração nos documentos apenas para correção de um erro na data, nada que altere o conteúdo e resultado final deste destes documentos ( Onde estava: gestão 2020/20203, passa a: gestão 2020/2023)

PALESTRA ENCERRA CAMPANHA CONTRA ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES EM CHAPADA DE AREIA

A comunidade de Chapada de Areia, participou nesta sexta-feira (17) da ação de encerramento da Campanha de Prevenção ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. O evento contou com uma palestra do pastor Pedro Simon, da Igreja Adventista de Paraíso do Tocantins.

A ação foi promovida por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, com apoio do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) e do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).

 

Participaram do evento o vice-prefeito de, Valdonias, no ato representando a prefeita Maria de Jesus; da assistente social Marcela Montel; de conselheiros tutelares, professores, alunos e famílias assistidas pelo CRAS; além do vereador de Paraíso do Tocantins, Whisllan Maciel.

 

Durante a campanha foram desenvolvidas diversas atividades com o objetivo de alertar a sociedade para casos de abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes em Chapada de Areia, dar orientações para prevenir e orientar sobre formas denunciar os crimes.

O vice-prefeito Valdonias afirmou que a ação é muito importante para conscientizar as pessoas e lembrou que muitos muitos crimes ficam impunes devido à desinformação. “Parabéns a todas as equipes que se empenharam nessa proposta, nossa cidade, especialmente nossas crianças e adolescentes, têm muito a agradecer”, disse o político.

 

 

Por:  Antoni Oliveira / Surgiu

ASSISTÊNCIA SOCIAL DE CHAPADA DE AREIA HOMENAGEIA MÃES DO PAIF E SCFV

A Prefeitura de Chapada de Areia, município da região central do Tocantins, realizou na última sexta-feira (10) um café da manhã em homenagem às mães atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) e pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
A ação, desenvolvida pela Secretaria Municipal de Assistência Social, contou com a participação da dirigente da pasta, Celma Pereira, e da prefeita Maria de Jesus.

O café da manhã aconteceu na sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), onde as mulheres foram homenageadas com mensagens e apresentações dos alunos do SCFV. As mães também participaram de sorteio de brindes e ganharam lembrancinhas.

De acordo com a prefeita, o ato aconteceu em reconhecimento pela importância das mulheres mães de Chapada de Areia. “Queremos agradecer a todas pela contribuição em prol da formação dos cidadãos de nossa cidade”, destacou Maria de Jesus.

 

Antoni Oliveira / Surgiu

PREFEITA MARIA DE JESUS PARTICIPA DE CELEBRAÇÃO AO DIA DAS MÃES EM CHAPADA DE AREIA

A Prefeitura de Chapada de Areia (TO) comemorou nesta sexta-feira (10) o Dia das Mães com um evento especial no Centro de Convenções para as mães de estudantes da Rede Municipal de Ensino. A celebração contou com homenagens, distribuição de lembranças, sorteio de prêmios e entrega de certificados para alunos destaques.
A cerimônia foi conduzida pela diretora da Escola Municipal América Alves de Oliveira, Ivanilce Silveira, que parabenizou todas as mães presentes no evento. A prefeita Maria de Jesus e o secretário municipal de Educação, Gutemberg Alves, também participaram.

Gutemberg agradeceu a todas as mães que compareceram aos apoiadores do evento. O secretário de Educação também parabenizou os alunos destaques pela dedicação.

A prefeita Maria de Jesus também deixou sua homenagem. “Parabéns a todas as mães. Esperamos que todas tenham uma vida repleta de bênçãos e conquistas em função de tudo daquilo de bom que compartilharam, com muito amor, com seus filhos”, disse a gestora municipal.

Colaboraram com a aquisição dos brindes os seguintes patrocinadores: prefeita Maria de Jesus, Cabeça da Auto Car, Hernandes da Central Auto Pecas., Douglas do Paraíso do Ar, Quatro papelaria, Ocidental, Posto interlagos, Mega Print, Veja Uniformes, vereadora Wanuzia lira, vereador Nonatinho, vereador Genaro Barros, ex-prefeito Adalto Mendes.

 

SECRETÁRIA DE SAÚDE E NUTRICIONISTA DO MUNICÍPIO APRESENTAM EXPERIÊNCIA POSITIVA DO MUNICÍPIO EM CONGRESSO NACIONAL

A Secretária Municipal de Saúde Paula Sabrinne C. M. Varão, e a nutricionista do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) da cidade, Elaine Alves Souza, apresentaram na última terça-feira, 30, em Fortaleza, a experiência do município chamada de “Incentivo a leitura de rótulos e armazenamento correto dos alimentos para alunos do 4⁰ ano do ensino fundamental no Município de Chapada de Areia – TO”. A apresentação ocorreu durante o 7º Congresso Norte-Nordeste de Secretarias Municipais de Saúde.

Este projeto é desenvolvido pela Secretaria de Saúde da cidade em parceria com a Secretaria da Educação, com total apoio da Prefeitura Municipal. De acordo a secretária a apresentação é o reconhecimento ao trabalho de toda a equipe da saúde de Chapada de Areia. Paula Sabrinne também destacou os esforços realizados pela Prefeita Maria de Jesus Barros Varão, para o bom andamento dos projetos municipais.

“É um grande orgulho e satisfação poder levar o nome do nosso município para fora do Estado e destacar o que a nossa equipe vem desempenhando com excelência todos os trabalhos que lhes são propostos. Agradeço a todos os nossos profissionais, que são comprometidos e estão realmente fazendo a diferença. A prova disso é a seleção de uma de muitas experiências exitosas realizadas no município”, disse.

Para Elaine, nutricionista do município, os trabalhos desenvolvidos na cidade tem como foco principal a comunidade. De acordo com ela, ações como a apresentada no Congresso fortalece ainda mais a saúde municipal. “Agradeço a nossa secretária de Saúde a oportunidade de representar o município nesse evento de renome nacional. Continuaremos realizando nossos trabalhos com total dedicação, para levar cada vez mais qualidade de vida aos nossos usuários”, completou.

Também fizeram a apresentação de experiências os municípios de Augustinópolis, Gurupi, Palmas e Pedro Afonso. O Congresso ocorreu entre os dias 29 de abril e 1º de maio, e teve como tema a “Atenção Básica e Regionalização: Desafios e Perspectivas”.