Campanha Setembro Amarelo.

 

A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Prefeitura Municipal de Chapada de Areia realizou no dia 11 de Setembro, diversas programações, como: palestras para o Ensino Médio da Escola América Alves de Oliveira e na Unidade Básica de Saúde, finalizando com uma grande passeata em favor da Valorização pela vida, contando com aliados a Igreja Quadrangular (Pastor Rafael), Igreja Assembléia de Deus SETA (Pastor Francalino), Madureira e a comunidade de Chapada de Areia. A secretária de Saúde, Paula Varão, afirma que uma das principais formas de prevenção é o diálogo, e que a Campanha do Setembro Amarelo deve ser realizada para que as pessoas saibam que não estão sozinhas, que podem contar com o apoio da Unidade Básica de Saúde, amigos, familiares e os líderes de suas Igrejas. “Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o suicídio é a segunda maior causa de morte entre pessoas com 15 a 29 anos de idade e vários fatores podem influenciar nesses casos.” Por isso, essa foi a primeira Campanha de muitas que virão em favor da prevenção e promoção de saúde.

     

Prefeitura Inaugura Espaço de Eventos e Realiza 1° Sábado Cultural na Praça das Mães.

Prefeitura construiu um espaço de eventos na Praça das Mães, onde foi realizado a inauguração e 1° sábado cultural da cidade no ultimo sábado 09/09.

Obra

Foi construído um espaço a frente de um palco já construído na praça, onde não tinha espaço para o publico, pois onde deveria ter o calçamento tinha gramas plantada. A Prefeita Maria de Jesus, decidiu então construir o espaço de eventos onde poderá ser realizado eventos como festas, cultos e outros inúmeros tipo de atividade.

Evento

Juntamente com a inauguração foi realizado o 1° sábado cultural em Chapada de Areia, o evento teve varias atrações dentre elas: roda de capoeira com o professor Glauter, dança Pop com o professor Caio,  Dança de Rua e uma festa para a população com a banda Mistura Fina. Segundo a administração da prefeitura este foi o primeiro de muitos sábados cultural que sera realizado.

    

Chapada de Areia, Presente no Evento Agenda Cidadã 2017.

A prefeita Maria de Jesus, juntamente com a Diretora da Educação Joana dark, Diretor de Compras Renato Martins, Secretaria de Saúde Paula Sabrinne C.M Varão e vereadores participaram do programa Agenda Cidadã 2017, com a proposta de ampliar a participação dos conselhos e representantes da sociedade em geral neste que é o maior programa de orientação do TCE/TO, a fim de aprimorar as políticas públicas voltadas para educação, saúde, meio ambiente entre outros, bem como avaliar os índices que medem a efetividade da gestão municipal.

 

Saúde na Escola.

A Secretária Municipal de Saúde em parceria com a Secretária Municipal de Educação, realizou no dia 10 de Agosto (Quinta Feira), o programa Saúde na Escola-PSE, com as seguintes ações:

  • Aferição de pressão aterial
  • Aferição de Glicemia em menores de 10 anos
  • Peso/Estatura (IMC)
  • Acuidade visual
  • Atualização do cartão de vacina
  • Implantação de caderneta do adolescente (10 á 16 anos)
  • Saúde Bucal (Aplicação de Flúor e Escovação)
  • Tracoma
  • Palestra sobre a Dengue

  

Os atendimentos aconteceram na sede da Escola Municipal América Alves de  Oliveira e em seu Anexo I.

Esta ação tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes, por meio de ações de promoção, prevenção e atenção a saúde com vista ao enfrentamento das vulnerabilidade que compromete o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

       

Profissionais da Saúde Realizam Atendimento na Zona Rural.

A Secretaria de saúde de Chapada de Areia visando tratamentos de saúde qualificado, eficiente e humanizado realiza atendimento Médico e equipe de enfermagem juntamente com equipe do NASF (Nutricionista, psicóloga) e farmacêutica para população da zona rural. A prefeita Maria de Jesus e o vice prefeito Valdonias estiveram presente acompanhando e acolhendo a população. A gestão “O futuro agora” Preocupa-se em prestar um serviço de qualidade. É uma solicitação da Prefeita que o atendimento seja de forma contínua, buscando prevenção e promoção a saúde.

           

Prefeitura Inaugura Reforma e Ampliação de Salas de Aula, e Entrega Uniformes.

A Prefeitura de Chapada de Areia, por meio da Secretaria Municipal de Educação, inaugurou a reforma e ampliação das salas de aula e banheiros da Escola Municipal América Alves de Oliveira, nesta segunda-feira, 21 de agosto de 2017.

Na ocasião, a prefeita Maria de Jesus Barros Varão elogiou o trabalho da Secretaria Municipal de Educação e estendeu os agradecimentos a todos os professores, diretores e a todos os presentes. “Hoje para mim é um dia muito especial, pois um fator muito importante na vida é a Educação, e como fui professora sinto-me feliz e satisfeita de inaugurar essa reforma e ampliação. Essa nova estrutura vai dar condições melhores de ensino e aprendizagem, e nosso objetivo e dar o melhor, tanto na qualidade de ensino quanto na infraestrutura para nossas crianças e jovens. Essas novas salas estão climatizadas com ar condicionado, este é apenas o começo, pois vou reforma e climatizar todas as salas de aula da nossa Escola”, destaca a prefeita.

A programação contou também com entrega dos novos uniformes para os alunos e foi servido um delicioso café da manhã a todos que estava presente.

A inauguração

Foi reformado e ampliado um pavilhão da escola com quatro salas e banheiros, o pavilhão foi totalmente remodelado ganhando telhado com estruturas metálicas, janelas em Blindex, pisos e pinturas novas, e também ar condicionado nas quatro salas de aula.

No uso da palavra, o vereador Genaro Barros agradeceu a todos os presentes e parabenizou a prefeita pelo o trabalho prestado ao município.

O vereador Alberino Dias da Silva Neto (NEGUIM PEQUI) enfatizou a importância de acreditar na administração da prefeita, agradeceu e parabenizou a prefeita por estar executando seus compromissos de palanque, melhorando a educação, priorizando a agricultura e valorizando os profissionais com aumento salarial concedido aos professores, o vereador disse se sentir muito agradecido como pai pela reforma e melhoria na escola.

O vice prefeito Valdonias, agradeceu a todos e também parabenizou a prefeita pelo serviço prestado e pediu a colaboração dos alunos para preservar melhor a escola.

A Secretária municipal de Educação Ivanilce Souza Costa Silveira, disse esta agradecida pela reforma, pois era um pedido de muitos pais, pois o telhado do pavilhão encontrava risco aos alunos, pediu a colaboração aos alunos para manter a escola conservada, pois a melhoria é em beneficio a eles próprio.

               

Jantar em Homenagem aos Pais de Chapada de Areia.

A festa em comemoração ao Dia dos Pais foi realizada na sexta-feira (11) na Escola América Alves de Oliveira. A prefeita Maria de Jesus Barros Varão, contou com o apoio da Escola América Alves de Oliveira para organizar a noite de homenagens.

Durante o evento, além da entrega de uma lembrança a todos os pais presente, foi realizada uma oração abençoando a todas as família e logo após um saboroso jantar a todos.

A festa em homenagem foi realizada pela Escola América Alves de Oliveira em parceria com a prefeitura municipal de Chapada de Areia.

No uso da palavra A prefeita Maria de Jesus Barros Varão, falou da importância do papel do pai na família, ressaltando que é geralmente nele que os filhos encontram inspiração para construir o modelo de vida.

A secretaria da educação Ivanilce Souza Costa Silveira assim como diretora e coordenadoras fizeram o uso da palavra para deixar lindas mensagens aos pais.

      

                                                                         

                                    

Comemoração Dia dos Pais CRAS.

Em comemoração ao dia dos pais,a Prefeitura Municipal de Chapada de Areia em parceria com a secretaria de Assistência Social, promoveu nesta Quinta- Feira 10/08 na sede do CRAS, um café da manhã  em homenagem ao seu Dia.

Durante a comemoração foi realizado um louvor, lindas mensagens aos pais, apresentação cultural, vários sorteios aos pais presente e para finalizar teve um lanche para todos.