História Política de Carmolândia

Chapada de Areia é um município brasileiro do estado do Tocantins. Está localizado no oeste do Estado, cerca de 100km da capital Palmas, fazendo parte da Comarca de Pium, da Zona Eleitoral de Cristalândia e têm, como referência comercial, a cidade de Paraíso do Tocantins, distante apenas 38km, tendo pela TO 447 sua principal via para escoamento da produção, especialmente da criação de gado considerando a existência de grandes propriedades rurais em sua região.

Possui uma característica peculiar eis que possui mais eleitores do que habitantes e teve, através da gestão do Governador Mauro Carlesse, a realização de um sonho que foi a inauguração da pavimentação asfáltica da TO-447 em 2018.

História

Antigo distrito de Pium, Chapada de Areia era então chamada de Bethânia. Emancipou-se apenas em maio de 1996.

Teve como representante na Câmara de Pium, antes de sua emancipação, o vereador Vicente Cruz.

Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º08’37” sul e a uma longitude 49º08’24” oeste, estando a uma altitude de 240 metros. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, sua população estimada em 2014 era de 1 391 habitantes.