AÇÃO DO PROJETO FOCO NO FOGO ACONTECE EM CHAPADA DE AREIA

A ação integrada do Projeto “Foco no Fogo” visitou a Prefeitura Municipal e propriedades na zona rural de Chapada de Areia, levando orientações de sensibilização por meio da educação ambiental para a prevenção aos riscos das queimadas ilegais e incêndio florestal, durante o período de estiagem no Estado e no Município. Na visita, foram entregues vários panfletos educativos sobre as queimadas.

Ação foi promovida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Chapada de Areia, juntamente com a Defesa Civil Estadual, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Bombeiros, Energisa e outras instituições.

Para o Secretário de Meio Ambiente Laudemiro a ação do Projeto “Foco no Fogo” é muito importante e visa a conscientização ambiental dos agricultores e produtores rurais na prevenção e combate as queimadas urbanas e rurais, informando-os sobre a lei que determina o fogo 0 (zero) até novembro.

Foco no Fogo

O projeto Foco no Fogo, lançado em 2020, tem o objetivo de conscientizar a população sobre os riscos e prejuízos causados pelas queimadas irregulares, bem como pelos incêndios florestais, tanto para o meio ambiente, quanto para a saúde da população.

Em 2021, a ação preventiva do projeto alcançou 12 mil pessoas no Tocantins, com visita a 33 municípios. O projeto é uma iniciativa da Semarh, que conta com a adesão de 32 instituições membros do Comitê do Fogo e trouxe uma nova roupagem, para a ação do estado do Dia D de combate às queimadas.