A prefeitura de Chapada de Areia, por meio da secretaria municipal de saúde, deu início nesta segunda-feira (23), à Campanha Contra a Influenza. A ação foi antecipada devido à pandemia do coronavírus — sabemos que ela não protege contra esse vírus, porém auxilia os profissionais de saúde a descartarem o vírus da influenza na triagem de possíveis casos de coronavírus.

A campanha de Vacinação, segundo o Ministério da Saúde, visa priorizar como público alvo, os idosos e os profissionais de saúde.

Na intenção de evitar aglomerações dos idosos durante essa pandemia na Unidade Básica de Saúde, a secretária municipal de saúde, Paula Sabrinne, e a enfermeira Thaylane Cristina decidiram realizar as vacinas em domicílio nas áreas urbana e rural. “É momento de darmos atenção redobrada e termos muito cuidado e cautela com a saúde dos idosos” destacou a diretora da pasta.

A implementação dessa estratégia tem por objetivo evitar que surjam possíveis contágios, bem como evitar que o vírus se espalhe. O dia “D” desta campanha será no dia 9 de maio e ainda haverá outros públicos alvos a serem vacinados posteriormente, conforme abaixo.

Fases de vacinação

23/03 – Idosos e profissionais de saúde.

16/04 – Professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos.

09/05 – Criança de 6 meses a menores de 6 anos, grávidas, mães no pós-parto, pessoas com 55 anos ou mais, população indígenas e pessoas com deficiência.