Secretaria de Saúde, em parceria com a prefeitura de Chapada de Areia, realizou na data do dia 27 de novembro de 2017, uma palestra com medico e enfermeira da Unidade Básica de Saúde, sobre o “Novembro Azul”, a palestra acorreu no Auditório da Praças da Mães.

Estiveram presentes no evento algumas autoridades políticas do município como: Prefeita Maria de Jesus, Vice Prefeito Valdonias, Vereador Genaro Barros, Vereador Nonatinho, Vereador Danilo Carreiro e Vereador Gilvan Pebão,

Novembro azul: cuidar da saúde também é coisa de homem, o mês marca as campanhas de conscientização sobre a doença, uma das que mais afetam a população masculina.

A saúde do homem foi o foco da palestra Ministrada pelo o medico Celso Diniz e pela Enfermeira Thaylane, onde explicaram que a intenção do Novembro Azul é ampliar o discurso sobre a doença e estimular o homem a procurar o médico e a prevenção. Também alertou que o câncer de próstata é o segundo tipo mais comum entre os homens (perde apenas para o câncer de pele não melanoma). As estimativas do INCA,  são de cerca de 68.800 novos casos de câncer de próstata no país.

O câncer de próstata ocorre principalmente em homens mais velhos. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. A média de idade no momento do diagnóstico é de cerca de 66 anos. Desta forma, recomenda-se que a prevenção passe a ser feita a partir dos 45 anos se existe risco elevado para o surgimento do câncer, ou seja, casos de câncer de próstata na família. Se não existem, o homem deve visitar o urologista anualmente a partir dos 50 anos e realizar o exame de toque e de PSA, principais meios para detectar a doença precocemente, quando as chances de cura são maiores e os tratamentos, menos invasivos. Converse sempre com seu urologista sobre o tema, tirando dúvidas e quebrando preconceitos. Lembre-se que a detecção precoce pode salvar a sua vida!

No evento a Fisioterapeuta Thalline Lorrayne, fez uma dinâmica com os homens presentes e teve também sorteio de vários brindes e lanche para todos.