Alunos do Ensino Médio em Chapada de Areia participaram nesta quinta-feira (12) de uma roda de conversa sobre prevenção ao suicídio e valorização da vida. A atividade, promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, foi conduzida pela psicóloga Ludimila Alves, que tirou dúvidas dos estudantes acerca dos cuidados com a saúde mental, dos sinais de adoecimento psicológico e sobre a rede de atendimento onde poderão buscar auxílio diante de sofrimento emocional.

Durante a ação os jovens também participaram de uma dinâmica que estimulou a reflexão sobre as atitudes que podem levar ao sofrimento e sobre a importância do cuidado consigo e com o outro. “Um dos objetivos da iniciativa foi chamar a atenção dos adolescentes para o tema, bem como garantir que eles tenham acesso a informações corretas sobre a prevenção e estratégias para buscarem diante de possíveis crises”, explicou a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne.

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha de conscientização sobre a prevenção do suicídio. No Brasil, foi criado em 2015 pelo CVV (Centro de Valorização da Vida), CFM (Conselho Federal de Medicina) e pela ABP (Associação Brasileira de Psiquiatria), com a proposta de associar à cor ao mês que marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio (10 de setembro).

A ideia é pintar, iluminar e estampar o amarelo nas mais diversas resoluções, garantindo mais visibilidade à causa.

Mas todos podem ser divulgadores desta importante causa. Ações na rua, caminhadas, passeios ciclísticos, roupas amarelas ou simplesmente o uso do laço no peito já despertam atenção e contribuem para a conscientização.