A prefeitura de Chapada de Areia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realiza, neste domingo (10) às 20:00h, a final do Campeonato de Futsal, em comemoração à campanha de combate e prevenção ao câncer de próstata e à saúde do homem. A competição teve início em 28/09, aconteceu nos fins de semana na quadra poliesportiva da cidade.

Na ocasião, foram arrecadados vários quilos de alimentos que serão utilizados para montagem de cestas básicas e doados à famílias carentes. Para a secretária Paula Sabrinne Varão, esse movimento esportivo em alusão ao novembro azul foi de grande importância. “É uma forma de mobilizar os homens a se cuidarem mais e procurarem a unidade básica de saúde”.

Ela também ressalta que nas terças feiras, no período noturno, são realizados atendimentos referentes à saúde do homem e que no dia 18/11 terá atendimento com o Médico Urologista na parte da manhã, bastando apenas agendar na Unidade Básica de Saúde.

Novembro Azul

Novembro Azul é um movimento mundial que acontece durante o mês de novembro para reforçar a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de próstata. A doença é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens brasileiros e as maiores vítimas são homens a partir dos 50 anos, além de pessoas com presença da doença em parentes de primeiro grau, como pai, irmão ou filho.