HISTÓRIA DE CHAPADA DE AREIA

CHAPADA DE AREIA é um município brasileiro do Estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 10º08’37” sul e a uma longitude 49º08’24” oeste, estando a uma altitude de 240 metros. A área unidade territorial possui 659,249 km² e encontra-se a 110 km da Capital Palmas. Limita-se ao Norte com os municípios de Monte santo do Tocantins, ao Sul com Pugmil e Pium e ao Leste com Paraíso do Tocantins. A região apresenta clima quente, semi-úmido, com temperatura média anual variando entre 12 e 42 graus. Os meses mais quentes são os de setembro e outubro e os mais frios os de junho e julho. Principais rios, Surubi e rio do Coco.

 

Antigo distrito de Pium, Chapada de Areia como era conhecida por ser um local de muita areia fina, foi cogitado a mudança do nome para Bethânia, mas essa mudança não vingou. Emancipou-se apenas em maio de 1996 com o nome de Chapada de Areia.

Após criado o município, na primeira eleição nas urnas, o povo escolheu Alvaro Moreira Milhomem como prefeito e, Vicente Ferreira Cruz como vice. A Câmara foi composta pelos seguintes vereadores: João Soares da Silva, José Mendes de Oliveira, Lorival Bandeira Labre, Felipe Pereira Soares, Osvaldo Martins Araujo, Rubismar José Alves Xavier, José Ribamar Gomes Aires, Genaro Barros Aires e Maria de Fatima R Alves.

 

A agricultura local baseia-se na criação de bovinos, suínos e aves.

 

Segundo dados do IBGE (2010), a populaçao municipal é de 1.391 (Um mil trezentos noventa e um) habitantes.

INFRAESTRUTURA:

 

Abastecimento de água 89% da cidade atendida.
Fornecimento de energia elétrica 100% da cidade atendida.
Rede de esgoto Inexistente. Os munícipes utilizam fossas sépticas.
Coleta de resíduos sólidos É realizada regularmente e o lixo é depositado no aterro sanitário municipal.
Transporte O transporte escolar da cidade atende a todos os alunos da zona rural. No município não existe transporte público municipal, os cidadãos dispõe de transportes intermunicipais.
Pavimentação asfáltica 85% das ruas da sede do município possuem asfalto.

 

EDUCAÇÃO:

 

– 02(Duas) Unidades Escolares, são elas: Escola Municipal America Alves de Oliveira e Escola Municipal America Alves de Oliveira anexo I.

 

LAZER:

 

– 01 (uma) Quadra de areia.

– 01 (uma) Quadra poliesportiva sem cobertura.

– 01 (um) Campo de futebol gramado.

– 01 (um) Balneário

SAÚDE:

 

Uma Unidade Básicas de Saúde. Esta unidade conta com 4 (quatro) agentes comunitários de saúde e 02 (dois) agentes de endemias. As unidades contam ainda com 01(um) enfermeiros, 05(cinco) técnicos em enfermagem, 01(um) médicos e 01(um) dentistas que trabalham no Programa Saúde da Família – PSF além de um veículo para auxiliar no atendimento.

 

-01 (uma) Equipe do NASF(Nucleo de Apoio a Saúde da Família) composta por Fisioterapeuta, Nutricionista, Farmacêutica e Psicóloga. E também 3 (três) ambulância.

ORGANIZAÇÕES GOVERNAMENTAIS: 

 

– Prefeitura Municipal;

– Câmara de vereadores;

– Secretaria Municipal de Assistência Social;

– Secretaria Municipal de Saúde;

– Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Desporto e Lazer;

– Secretaria Municipal de Controle Interno;

– Secretaria Municipal de Administração e Finanças;

– Secretaria Municipal de Planejamento e Meio Ambiente;

– Secretaria Municipal de Obras, Serviços Urbanos e Transporte;

– Adapec – Agência de Defesa Agropecuária;

– Coletoria Estadual da Secretaria da Fazenda;

– Delegacia de Polícia.