A historia do município de chapada de Areia, consta no principio de sua colonização, a ousadia de um jovem idealista, denominado de Raimundo Carreiro Varão, vulgo Raimundo Anjo e sua esposa Maria de Jesus Barros Varão.

Instalaram-se numa pequena propriedade, com o intento de criar um rebanho de rezes curraleiras, que se intitulava Faz. São Rumão, em 1974. Segundo registro de  Vicente Ferreira Cruz e D. América Alves de Oliveira,  fizeram uma aquisição de 22 alqueires , com a intenção de verem o povoado crescer e se tonar uma cidade. Doaram os lotes a alguns amigos, que principiaram a construir os seus barracos em 1977,que do governador Irapuã costa Júnior.

Em seguida, com o crescimento do povoado, outras famílias também contribuíram construindo as moradias simplistas de palhas batidas e cercadas de taipas.

Raimundo Lopes de Souza, vulgo Raimundo Razo e Albertina Marinho Lopes de Souza, vulgo Nega do Razo, habitarão na região na década de 60, chegando no lugarejo nominado por BETANIA, em 17 de agosto de 1965, ainda distrito de Pium.

Chapada de Areia era uma região quase inabitada, emancipou-se apenas em maio de 1994. Em sua primeira eleição concorreram ao cargo de prefeito os candidatos Álvaro Moreira Milhomem e Raimundo Carreiro Varão, onde o vencedor foi Álvaro Milhomem. Os primeiros vereadores foram: João soares da Silva José Mendes de Oliveira, lorival Bandeira Labre, Felipe pereira Soares, Osvaldo Martins Araújo, Rubismar Jose Xavier, Jose de Ribamar Gomes Aires, Genaro Barros Aires, Maria de Fatima Rocha Alves.

No ano de 2000, Álvaro Milhomem tendo Raimundo Anjo como seu vice, foi reeleito derrotando Silton Marques. Em 2004 Raimundo Anjo tornou se prefeito vencendo Rubismar Jose Xavier. Na disputa de 2008 o candidato Joao Milhomem, filho do ex-prefeito Álvaro Milhomem, derrotou o então prefeito Raimundo Anjo. Em 2012 João Milhomem foi reeleito derrotando Jailton Barros Varão, filho do ex-prefeito  Raimundo Anjo. Em 2016, o Prefeito João Milhomem teve seu mandato cassado, assumindo então o presidente da Câmara Adalto Mendes. Nas eleições de 2016, Maria de Jesus Barros Varão esposa do ex-prefeito Raimundo Anjo venceu o então candidato Rodrigo Rocha apoiado pelo Ex-prefeito cassado Joao Milhomem.

Maria de Jesus tornou se a primeira prefeita mulher de Chapada de Areia.