A Prefeitura de Chapada de Areia (TO), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira (9) um conjunto de ações que levaram diversos serviços de saúde à população. A iniciativa teve por objetivo celebrar o Dia Mundial da Atividade Física e foi executada em colaboração com a Equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF) e com o Núcleo de Apoio a Saúde da Família (NASF).

Foram oferecidos serviços de aferição da pressão arterial, de glicemia, e IMC; atualização do cartão de vacina, testes rápidos de hepatites virais, aconselhamentos médicos, atualização do Bolsa Família, orientação em higiene bucal, sobre a doença de chagas e da Vigilância Sanitária, além de diversas atividades físicas.

Por falar em saúde, o Dia Mundial da Saúde é celebrado no 7 de abril, na mesma data em que foi criada a OMS e tem como objetivo reforçar na população a importância do cuidado com a saúde, chamando a atenção sobre os riscos das doenças e mostrando também como prevenir e tratá-las.

O Dia Mundial da Atividade Física, comemorado no dia 6 de abril, alerta a população sobre a necessidade da prática regular de exercícios físicos e do combate ao sedentarismo, que é um grande vilão da sociedade por causar diversas doenças e malefícios à saúde das pessoas. A data instituída pela Organização Mundial de Saúde (OMS) reforça que a atividade física é uma importante aliada na prevenção de doenças, no cuidado com a saúde e na busca pela qualidade de vida.

Na ocasião, a Prefeita Maria de Jesus parabenizou a equipe de Saúde pelo trabalho desenvolvido e incentivou a população a participar de todas atividades do evento.

A secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne, enfatizou que o sucesso dessa ação só foi possível porque contou com a grande parceria da Prefeita, que sempre se preocupou com a saúde da comunidade de Chapada de Areia, e com sua equipe que não mede esforços pra realizar um ótimo trabalho.