A Prefeitura de Chapada de Areia, por meio das secretarias municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, promoveu a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes. As atividades aconteceram na Escola Municipal América Alves de Oliveira.

Foram utilizadas diversas estratégias pedagógicas, como teatro de fantoches e roda de conversa, para alertar sobre o abuso sexual: o que é, como se proteger e como procurar ajuda quando se sentir vulnerável ou sofrer abusos. Os professores também receberam panfletos educativos e informações sobre como identificar os sinais de abuso.

Para a prefeita Maria de Jesus, esse tema sensível deve ser tratado com muito diálogo e esclarecimento. “A orientação e o acompanhamento familiar deve ser contínuo, desde os primeiros passos da criança, para que os casos de abuso e exploração sejam prevenidos ou denunciados”, afirmou a prefeita.

Os profissionais envolvidos na campanha conscientizaram sobre a importância das denúncias, que pode ser feita por meio do Conselho Tutelar, CRAS, Unidade Básica de Saúde, pelo Disque 100 ou pelo 190.