A Prefeitura Municipal de Chapada de Areia, por meio das secretarias municipais de Saúde e Educação, e do Programa Saúde na Escola (PSE), realizou atividades de promoção e prevenção em saúde com alunos do município.

As ações ocorreram na escola Municipal América Alves de Oliveira e seu Anexo I, nos dias 27 e 28 de Agosto.Foram desenvolvidas atividades educacionais e de orientação, com objetivo de instruir os alunos sobre os temas abordados, bem como a realização de um trabalho de prevenção de alguns problemas que afetam a população no dia a dia.

As ações contemplaram: escovação dentária supervisionada, aplicação de flúor e distribuição de kits de higiene bucal (escova de dente, creme dental e fio dental); promoção da saúde ocular e identificação de possíveis alunos com possíveis sinais de alterações (acuidade visual); verificação da situação vacinal; e antropometria (peso x altura) para o acompanhamento do estado nutricional.

A secretária de Saúde, Paula Sabrinne, explica que o Programa Saúde na Escola é desenvolvido no decorrer de todo o ano. Em 2018 também foram realizadas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti e palestras, que abordaram os temas: Promoção de práticas corporais, atividades físicas e de lazer; Promoção da alimentação saudável e prevenção da obesidade infantil; Prevenção ao uso de álcool, tabaco, crack e outras drogas; Sexualidade na Adolescência; Promoção da cultura de paz; Cidadania e Direitos Humanos; e Hanseníase.

Para a prefeita Maria de Jesus, integrar alunos é uma forma de efetivar as políticas de saúde pública. “Parabenizo toda as equipas da Saúde por esse trabalho”, afirmou a gestora.

Além da equipe da Estratégia da Saúde da Família (ESF), houve participação do Núcleo Ampliado de Saúde da Família (Nasf) e Atenção Básica (Nasf-AB), Saúde Bucal e Vigilância Epidemiológica.