A Secretaria Municipal de Saúde e o Conselho Municipal de Saúde de Chapada de Areia, na região central do Tocantins, realizaram no dia 27 de março a sua 5ª Conferência Municipal de Saúde. O evento aconteceu no Centro de Convenções e abordou o tema “Saúde e Democracia: Saúde como direito, consolidação e financiamento do SUS”.
Participaram da Conferência os membros do Conselho Municipal de Saúde e seu presidente, Julião Feitosa, no evento representando os usuários do SUS; a prefeita Maria de Jesus; a secretária municipal de Saúde, Paula Sabrinne Varão; o secretário municipal de Educação, Gutemberg Alves; as técnicas do Estado e palestrante do evento, representando a diretoria de Planejamento: Ana Caroline e Marleide; vereadores, além de servidores públicos e comunidade em geral.

A prefeita destacou a importância do evento para a efetivação do controle social do SUS. “A participação de todos é essencial para o fortalecimento das políticas públicas. Por isso quero agradecer às pessoas que aqui compareceram para deixarem as suas contribuições”, disse Maria de Jesus.

A secretária de Saúde apresentou a necessidade da Conferência e explicou a sua dinâmica. Os participantes foram divididos em grupos e debateram as questões relacionadas aos três eixos temáticos propostos: I – Saúde como direito; II – Consolidação dos princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); e III – Financiamento adequado e suficiente para o SUS.

As discussões abordadas no evento serão encaminhadas para a etapa estadual. Os resultados e direcionamentos de todos os fóruns realizados serão consolidados no evento nacional, que acontece entre os dias 4 e 7 de agosto, em Brasília (DF).

Por:  Antoni Oliveira / Surgiu